Encontro fez parte do Ciclo de Palestras AMPRO, que visa discutir diversos temas envolvidos com o Live Marketing

Salvador, junho de 2016 – A AMPRO – Associação de Marketing Promocional – Capítulo Norte/Nordeste, realizou no último dia 2 de junho, no São Salvador Hotéis & Convenções, o primeiro dos encontros programados para este ano do “Ciclo de Palestras AMPRO”. O tema discorrido entre os participantes foi “O Jurídico nas Promoções e na Internet”, e para isso, os advogados Samy Charifker (Recife) eFlávia Penido (São Paulo) discorreram respectivamente sobre “Aspectos jurídicos das promoções comerciais” e “Sua Empresa, o Direito e a Internet”.

O objetivo do evento foi levar noções gerais da área jurídica na comunicação, com isso, foram abordadas as regras gerais sobre sorteios, concursos culturais e outras formas ligadas às promoções – tanto sobre os requisitos para realização, quanto sobre as penalidades sofridas. Foi também esclarecido quanto às regras gerais do que pode e deve ser feito na internet, em particular, nas redes sociais, além das limitações e regulações realizadas por órgãos competentes em todas as formas de publicidade, tanto em eventos especiais, como Copa do Mundo e Olimpíadas, como no contexto geral das campanhas realizadas pelas marcas.

“Penso que são informações colocadas de forma acessível a qualquer um, numa linguagem simples e com exemplos práticos”, disse Márcio Viana, presidente da AMPRO Norte/Nordeste. A ideia da associação é promover encontros com temas que envolvam o Live Marketing, durante todo o ano. “Existem diversos segmentos da sociedade que podem dialogar com o mercado de Live Marketing. Por isso, vamos buscar essa reunião constante, para discutirmos assuntos pertinentes ao nosso meio”, afirma Viana.

O evento contou apoio institucional da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), ABMP (Associação Baiana do Mercado Publicitário) e Rede Bahia.

As palestras

Drº Samy Charifker, vindo de Recife para o evento, surpreendeu os participantes ao revelar que nos Estados Unidos, empresas como Unilever, Nestlé e Nike já investem mais dinheiro em Live Marketing, do que em mídias tradicionais, e que no Brasil, cerca de R$ 45 milhões são investidos anualmente no segmento. Por fim ele tirou dúvidas sobre as ações que podem ser realizadas através das redes sociais, como sorteios, promoções e concursos culturais.

Já a paulistana Drª Flávia Penido, de forma bastante dinâmica e interativa, explicou os detalhes que atualmente cercam o Direito e a Internet, no que o Código de Direito do Consumidor e o Decreto do Comércio Eletrônico interferem como o e-commerce e como se deve ter atenção aos direitos de imagem e autoral, com todas as ações promocionais que podem ser realizadas pelas agências no Brasil.

Além disso, ela explanou também sobre as limitações das atividades no período de realização das Olímpiadas 2016 impostas pelo Comitê Olímpico Internacional.  

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