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AMPRO Live Festival reúne mercado de comunicação para falar de criatividade em São Paulo

Profissionais de diversos segmentos da comunicação estiveram reunidos no final de novembro para assistir à inspiração do AMPRO Live Festival, o primeiro festival de criatividade organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. O encontro aconteceu em São Paulo e teve transmissão via streaming para todo o país.

A ideia foi reunir criativos de diversos segmentos, como artes, digital, design, TV, arquitetura, entre outros. “O Live Marketing é a nova comunicação, sensorial, de experiência e de resultado e por isso nasceu esse festival, um evento para falar do nosso maior produto, que é a ideia. Muitos buscam inspiração em diversos lugares, pensamentos e tendências, usam a ideia como principal produto e o objetivo desse encontro é inspirar os profissionais”, disse o chairman da AMPRO, Celio Ashcar Junior. “Um dia para reconhecer e conhecer talentos e cases, gerar insights para nossa atuação pessoal e profissional”, complementou o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Junior. 

Na programação do evento, o painel “Criar, Fazer, Transmitir e Encantar” foi organizado pela Rede Globo, com a participação de Sergio Valente, diretor de Comunicação, Carlos Henrique Nascimento, diretor de Desenvolvimento Comercial da Área de Negócios da Globo e do apresentador da emissora, Serginho Groisman.

Citando as iniciativas da Globo, Valente defendeu que as marcas devem ser maiores que as empresas e que devem acompanhar o movimento das pessoas. “Há uma mudança de comportamento, as pessoas querem conversar e não mais ouvir, por isso o Live Marketing é tão rico. Comunicação sem experiência perde seu poder”.

Nascimento comentou sobre a importância da combinação de fatores, como diversos tipos de ações e plataformas, para atrair o público final, e o painel finalizou com comentários de Serginho Groisman com a experiência do Altas Horas e perguntas da plateia.

O público também conheceu os bastidores da campanha “João, Trabalhador” para a candidatura de João Doria à prefeitura de São Paulo, sob a coordenação de Átila Francucci. ““Pensamos numa estratégia de trabalho coletivo pleno, em conjunto, assim o objetivo fica mais fácil de ser atingido”, afirmou Francucci.

Em seguida, o VP de Comunicação da AMPRO, Maurício Magalhães, entrevistou Bob Wollheim, co-fundador da Much More, Founding Partner da youPIX e Head of Digital do Grupo ABC, sobre o tema Digital First - Vida Real. “Digital First é entender que independentemente do você esteja fazendo, você dá prioridade ao seu celular. Como aproveitar melhor essa conexão? Não estou falando de um hotsite ou um App, não se trata de plataforma, é muito mais sociológico”.

Nos Live Talks, os temas Design, Tipografia, Storytelling e Arquitetura foram abordados por Tim Lucas, CEO da The Listening Agency; lton Henrique da Silva, Jeferson da Silva e Michel Onguer, criadores do Ciclo Social Arte; Claudio Rocha, designer, tipógrafo, editor e representante brasileiro da Associação Tipográfica Internacional; Joni Galvão, fundador da The Plot Company; e Guto Índio da Costa, coordenador do núcleo de design da índio da Costa A.U.D.T.

Lucas comentou sobre a nova geração CX – Customer Experience e da importância das marcas em gerar empatia com o público. Já os criadores do Ciclo Social Arte mostraram a criatividade na arte em muros, com propostas que valorizam e revitalizam as áreas urbanas e levam arte aos moradores das periferias.

Claudio Rocha levou inspiração da tipografia e trabalhos que combinam texto e imagens de forma criativa para marcas. Joni Galvão falou sobre a importância do storytelling. “Não adianta um excelente conteúdo se você não contar uma boa história”, enfatizou. E Guto índio da Costa falou sobre o uso criativo do design para transformar hábitos e costumes de um público, transformar uma sociedade ou trazer transformação urbana.

Para falar sobre Novas Mídias, a AMPRO convidou Pérola Cussiano, Brand Development Lead do Instagram, Maurício Ferreira, CMO Lead da Microsoft;  Maia Mau, Head de Marketing do Youtube, que trouxeram dados da interação do público com as respectivas marcas e falaram sobre tendências.

“Muitas compras são inspiradas por conteúdos no Instagram. Marcas estendem as vitrines para o online, para a palma da mão das pessoas. Plataformas digitais estendem as experiências para o consumidor consumir onde quiser. O mobile veio para deixar a experiência ainda mais imersiva”, comentou Pérola. “Os próximos cinco anos serão muito mais acelerados que os últimos 50, estamos preparados para esta oportunidade ou estamos vendo como uma ameaça? A vida das crianças, dos adolescentes e as nossas se resolve em APPs e devemos pensar no efeito que isso vai causar na forma como nos relacionamos com nossos clientes”, disse Maurício.

Um painel sobre o Cannes Lions também fez parte do programa do AMPRO Live Festival, apresentado por Letícia Malta, Managing Director da Ascential Latin America, que levou imagens e vídeos da última edição do evento, falou sobre criatividade, comunicação e pessoas. “O que trava a criatividade é o medo do fracasso. Precisamos buscar a criatividade que está em todos os lugares, nos permitir. Estarmos abertos, não termos vergonha de criar”, afirmou.

Para encerrar, Inspiração Olímpica com Flavio Machado, da SRCOM, a cineasta e cenógrafa Daniela Thomas e o designer co-fundador e CEO da Tatil, Fred Gelli. Eles relembraram o sucesso das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada e Paralimpíada e detalhes que envolveram os bastidores, a preparação e a execução dos eventos.

“Foram quatro anos de planejamento e execução. Tínhamos a responsabilidade de fazer algo atemporal mas que fizesse sentido no atual cenário econômico e político do país. E o resultado foi surpreendente. Como mensurar o ROI do que não tem preço? Quanto vale tocar o coração? Conexão emocional não pode ser medida em números”, afirmou Machado.

“Ao aceitarmos esse trabalho nos comprometemos a fazer algo que encantasse o mundo. Transformar as pessoas em crianças novamente, estimulá-las a saírem de si, deixarem-se ser transportadas pela sensação do encantamento”, lembrou Daniela.

Fred Gelli falou sobre a criação das marcas olímpica e paralímpica, identidades dos jogos, e sobre a ideia de presentearem os atletas vencedores com as mini esculturas junto com as medalhas, no lugar das tradicionais flores “Foi incrível, tivemos atletas que até tatuaram a marca, ela estava em todos os lugares”, mostrou, explicando diversas imagens do megaevento.

O AMPRO Live Festival aconteceu no Teatro Cetip, em São Paulo, e foi encerrado com a cerimônia do AMPRO Globes Awards 2016, a maior premiação do Live Marketing no Brasil.

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