5º Congresso Brasileiro de Live Marketing e 21º AMPRO Globes Awards marcaram o fechamento do ano para o setor. Eventos reuniram mais de 300 profissionais, com conteúdo e premiação de 22 agências
O mercado do Live Marketing teve seu principal encontro no último dia 15, em São Paulo. O 5º Congresso Brasileiro de Live Marketing e o 21º AMPRO Globes Awards – a maior premiação do setor no Brasil reuniram mais de 300 profissionais em um dia de conteúdo, premiação e confraternização organizado pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. A entidade pretende implementar uma visão de aceleradora para 2022.
Aceleração e transformação do mercado foram temas amplamente discutidos durante a programação do Congresso, que contou com quatro painéis de conteúdo. O primeiro, que tratou exatamente a respeito, abordou sobre a importância da transformação digital e da capacidade de adaptação das empresas em um mundo acelerado, com a participação de Gal Barradas, fundadora da Gal Barradas Brand&Venture; Alon Sochaczewski, fundador e CEO da Pipeline Capital; e Hilton Menezes, fundador e CEO da Kyvo, com a moderação de Alexis Pagliarini, presidente executivo da AMPRO.
“As empresas precisam rever a forma de atuar, ter novo mindset, novas skills, pessoas de tecnologia em seus quadros. Não é necessária uma virada de página, mas passos, fazendo pilotos, testando, produtizando serviços, acredito que, a partir do fim da pandemia, toda aceleração virá ainda mais rápida”, pontuou Gal Barradas. “Empresas que tem capacidade de adaptação serão bem-sucedidas nos próximos anos. O que aprendemos até hoje não é mais suficiente e necessário, precisamos de aprendizagem constante, learning organization, empresas que tornem o aprendizado natural. Muito se fala na evolução tecnológica, mas é importante também a questão cultural e comportamental das pessoas, criar processos inovativos, fazendo com que as pessoas trabalhem de forma mais ágil e eficiente”, complementou Hilton Menezes.
O Congresso também abordou sobre a relevância dos dados para a performance, o painel teve moderação de Claudio Oliveira, diretor fundador da Cognitive e professor de Big Data e coordenador do núcleo DIGI da ESPM, com a participação de Ana Letícia Verroni, executiva sênior de inteligência de mercado da 99; e de João Belfort, da Heineken.
“Dados são ricos para parcerias, para trazer um ROI melhor, para melhorar a performance, que vai desde construir comunicação, campanha, promoção, e passa por como melhorar a experiência, daqui para frente tudo está ligado. Já evoluímos muito, mas ainda temos muito a evoluir na forma de analisar os dados”, avaliou Ana Verroni.
Transformação ética e sustentável, com princípios ESG, foram discutidos em painel sob moderação da CGO da BPartners, Andrea Mendonça, com a participação de Claudia Leite, Chief Purpose Officer na HILO Estratégia e Propósito; Lucy Freitas, head de comunicação do Sistema B Brasil; Fabrício Guimarães, fundador da startup MUSA; e de Nelcina Tropardi, cofundadora do instituto Arca+, Presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes e Membro do Conselho Superior do CONAR.
“Nunca se falou tanto em ESG e nunca se teve tanta desinformação também. É a nova forma de fazer negócios. É importante encontrar o equilíbrio, aprender como fazer de maneira integrada, repensar nossa maneira de olhar o impacto que o nosso negócio tem. Não é só assunto das grandes empresas, mas de cada um de nós, cidadãos, que podemos fazer essa transformação”, afirmou Claudia Leite. “Só qualidade e preço não são mais os únicos atributos valorizados, o consumidor valoriza quem é a empresa e se tem discurso alinhado à prática. Não basta dizer que é uma empresa diversa, é importante que tenha um ambiente inclusivo”, complementou Nelcina.
Ao final, o painel “Growth a partir do monitoramento de customer experience”, tratou do tema do crescimento sob a ótica do monitoramento da experiência do consumidor, com a participarão Dirceu Corrêa Jr, CEO da Postmetria; e Luis Carlos Mira, Head de Expansão de CX/NPS Latam Coca Cola da Coca-Cola, com moderação de Andrea Naccarati de Mello, founder & CEO da Robecca & Co.
“Clientes querem ser ouvidos, desejam que as empresas tomem ações e se isso não acontece, acabam abandonando as marcas que amam. Experiência do cliente não é só atendimento, é propósito de marca, reputação, conteúdo, comunicação relevante etc. E a experiência traz resultado, o cliente satisfeito recompra, fideliza, recomenda, vendas são geradas de forma espontânea. Por isso a importância do monitoramento”, enfatizou Andrea.
O Congresso também levou aos participantes os atrativos do Peru, país convidado pela AMPRO para trazer informações relevantes para o mercado turístico e MICE – Meetings, Incentive, Conferences & Exhibitions. E foi seguido da cerimônia do 21º AMPRO Globes Awards, que premiou os melhores cases do Live Marketing deste ano. Foram 22 agências premiadas, com destaque para a Tracylocke Brasil, que levou o prêmio de Melhor Agência do Ano, e para a Ambev, como Cliente do Ano.
Ao final, uma grande confraternização, com experiência gastronômica peruana, fechou a noite do Live Marketing na Fecomercio.
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